2006-09-11

Razão Preguiçosa

Ao ler a resposta da Teresa veio-me à cabeça a letra de uma outra canção – Qué Será, Será (Whatever Will Be, Will Be), – e resolvi consultar o oráculo, à espera de iluminação.

Não sei bem o que esperava encontrar.

Procurava a letra da música, certamente.

Mas, mais do que isso e como em tantas outras vezes procurava um raio da sua infinita sabedoria (apesar de tudo fico sempre com a sensação que a sabedoria é maior se as perguntas forem feitas em estrangeiro...).

Ora, como os links são como as cerejas, acabei por ir parar aqui (vá lá, seus preguiçosos, vão lá ler e voltem depois, que eu espero. Podem ler pouco, mas leiam qualquer coisa...). Por vezes é mais fácil agarrarmo-nos à inevitabilidade das coisas e aceitarmos o que vem. Passamos a ser espectadores da nossa própria vida.

Qué Será, Será,
Whatever will be, will be
The future's not ours, to see
Qué Será, Será
What will be, will be.

Talvez não directamente relacionado, pus-me a pensar na importância de não nos preocuparmos com as coisas que não controlamos e parti em busca de uma frase que tinha semeada na cabeça e não havia maneira de fazer sair. Acabei por encontrar o que procurava:
Don't worry about things that you have no control over, because you have no control over them. Don't worry about things that you have control over, because you have control over them.

A segunda parte da citação ainda me apanhou desprevenido e surpreendeu-me pela positiva.

Pelo caminho tropecei numa outra música que resume uma ideia semelhante &ndash Don't Worry, Be Happy.

No fundo, há muito da vida que controlamos e a felicidade de cada um está nas suas mãos. Ainda para mais quando temos o Universo inteiro a apoiar-nos,
Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.

Ainda não li nenhum livro do autor, mas deixo mais um link, para aguçar o apetite.

Agora vão, vão em busca da vossa felicidade ;-)

3 comments:

pauloabx said...

muito pensativo te deixou o filme...

eu mesma said...

agora é que estragaste tudo com essa coisa do Paulo Coelho...

biochimia said...

eu mesma:
agora que dizes isso, vejo que a frase do Paulo Coelho aparece um bocadinho deslocada e foge ao sentido do resto do post. Pode ser que a minha interpretação da frase traga alguma coerência... ou então não.

Se levarmos a frase literal e superficialmente, parece que afinal é tudo uma grande festa e que vamos todos ter tudo o que sempre desejámos (e se todos tivéssemos tudo o que queremos o Universo só poderia entrar em colapso... o que ao menos serviria para testar algumas hipóteses relativas ao Big Bang e à origem do Universo... mas, nessa altura, também já saberíamos isso porque alguém iria querer saber... mas adiante). Mais uma vez restava-nos ir sonhando e esperar que as coisas acontecessem.

Naquela frase, no entanto, em "quando você quer" eu leio algo maior. Nesse "querer", eu vejo um desejo tão forte que nos extravasa. Um "querer" tão forte que não só nos sentimos capazes de mover montanhas como as movemos mesmo. Só então, no momento em que começamos a mover montanhas o Universo conspirará para que alcancemos os nossos objectivos.

A esse propósito lembro mais umas frases feitas que me parecem apropriadas:

Audaces fortuna juvat (A sorte ajuda os audazes)

e ainda,

«Deus escreve direito por linhas tortas»

Esta última no sentido em que por vezes os objectivos que alcançamos e que nos satisfazem são muito diferentes daqueles a que nos propusemos inicialmente.