2006-08-24

Definitivo = Temporário

[Actualização (2006-11-12): Andava por aqui a arrumar a casa e resolvi mudar o título do post para algo mais informativo (era "Sinónimos"). O resultado prático, é que alguns assinantes do blog vão receber o post de novo, ou vê-lo saltar para o topo da lista... Lamenta-se o incómodo. Para que não restem dúvidas: para além do título e deste comentário, não há nada de novo — Podem voltar às vossas vidinhas. Vá, pirem-se! ;-) ]

Por várias razões, ultimamente dou comigo a pensar mais na vida e no que andamos cá a fazer (já agora, e para quem ainda não sabe, a resposta é 42...). Apesar disso e ao mesmo tempo reconhecendo que tudo tem a ver com tudo e que o bater das asas duma borboleta pode ter efeitos inesperados, o que me traz aqui hoje é outro assunto... Ou serão antes todos os assuntos?... Bom, adiante!

Na verdade, o assunto que me traz aqui hoje é um problema que me persegue há já algum tempo. É um assunto que nos toca a todos, falantes da língua portuguesa. É um assunto que afecta directamente o dia-a-dia de cada um. É uma questão de identidade linguística. É uma questão de honestidade para com os outros e para connosco. Eu até arrisco ir mais longe, e direi que é, na verdade, uma questão da identidade Nacional! É ainda uma questão dos dias de hoje e, ao mesmo tempo, é uma questão de todos os tempos.

Então, sem mais demoras, a questão, que trago na forma de uma proposta é que, enquanto falantes da língua Portuguesa e como Portugueses perdidos neste recanto da Europa, larguemos a hipocrisia e as meias-medidas e assumamos de uma vez por todas que as palavras "definitivo" e "temporário" são sinónimos!

Sim, são sinónimos!

Na prática, no uso corrente, já não há nada que as distinga. Apesar disso, continuamos (alguns de vós, pelo menos) a enganar-nos e a acreditar existe uma diferença. E nem é preciso oferecer links porque tenho a certeza que cada um encontrará os seus exemplos (e alguns até serão melhores do que aqueles que eu não preparei... :-p). E o significado de ambas as palavras, e o dos respectivos sinónimos já estabelecidos, é sempre o mesmo: "está aqui hoje e amanhã logo se vê"; "é definitivo por hoje"; "é provisório desde 1917"; "é definitivo para demolir amanhã"...

Então venham de lá os vossos exemplos. Deixem-nos nos comentários.

12 comments:

manuhell said...

a minha ex-escola (vitorino nemésio) é provisória à 26 anos.. com uma frequencia de 3 em 3 anos há notícias do ministério a dizer q a escola muda de instalações no ano seguinte ou assim.. mas os governos mudam e a escola fica =P

feelipa said...

tu estás definitivamente numa situação provisória.

... ou será provisoriamente numa situação definitiva?

biochimia said...

feelipa:

Aargh!... agora deixas-te-me com a cabeça a andar à roda! Não chego a perceber se estás só a brincar com as palavras e a gozar comigo ou se há profundidade e sabedoria nas tuas palavras...

Bom, acho que vou acreditar na segunda opção e meditar nisso ;-)

feelipa said...

claro que há profundidade e sabedoria nas minhas palavras. tsssss .... às vezes parece que não me conheces.

Domingoz said...

uauh! Profundidade. Sabedoria. Palavras. Temporariamente. Defenetivamente.
Vida. Para. Anda. Trava. Arranca. Para Sempre. Até Já.

eu mesma said...

mas tu não tens mais nada em que pensar??? Esta conversa lembrou-me aquilo que se costuma dizer: o amor é eterno...enquanto durar! (será que toquei na ferida? LOLOL...sorry) Jokinhas e... hakuna matata!

biochimia said...

eu mesma:
Por acaso tenho muito em que pensar... Sem stresses, a vida continua ;-)

eu mesma said...

pronto...agora o jg tb ficou com uma crise!!!

pauloabx said...

definitivamente

teresa said...

estás a ficar um filosofo...provisório ou definitivo, eis a questão... é como penso logo existo..

mãe

teresa said...

eu tenho uma teoria diferente: definitivo e temporário são classificações feitas ao acaso pelo Homem, porque a vida é tão imprevisível que acaba por nos trocar as voltas todas. :D
mas eu acredito que no fim acabamos por ficar sempre melhor!

biochimia said...

Teresa:
Sem dúvida. A vida é uma aprendizagem e enquanto aprendemos, crescemos e tornamo-nos pessoas melhores.

O importante é não parar.