2006-10-25

Receitas solteiras (III)

[Em resposta ao comentário da catarina, aqui, resolvi mudar o título desta rúbrica. Não queremos, certamente, excluir meninas. Solteiras, ainda para mais! ;-) A numeração mantém-se.]

No fim de semana passado resolvi juntar um grupinho para uma cartada (nada melhor para apanhar as presas desprevenidas do que convidá-las para jantar :-). Para dizer a verdade eu estava com uma gripe acabadinha de chocar, que recebi da maninha querida, e achei por bem convidá-la, ao namorado e um indefeso para assegurar a propagação da espécie... (ou estirpe) do vírus da gripe, claro.

A receita do dia, muito simples de fazer, aprendi-a com a mana mais velha, aqui há uns aninhos, quando entrei para a universidade. Ela, por sua vez, terá aprendido da Guida, se me falha o Alzheimer.

Ingredientes

  • 1 Frango partido (digam que é para guisar)

  • 1 sopa de cebola de pacote

  • 1 L cerveja (aos srs. profs. que teimaram que "L", de litro, deve ser minúsculo: vão lá ler as recomendações internacionais, novamente...)

  • Esparguete, q.b.


Ingredientes opcionais
(porque o verdadeiro segredo da cozinha está no improviso)
  • cebola (cortada p'ró pequeno ou às rodelas)

  • cenoura (às rodelas)

  • pimento verde (porque não?!... Estava com bom aspecto na mercearia ;-)


Modo de preparação
  1. (opcional) Refogar a cebola em azeite até estar macia

  2. (opcional) Juntar a cenoura e depois o pimento (cortadinho...)

  3. Juntar o frango, a sopa de cebola e a cerveja na panela e deixar cozer

  4. Eventualmente, junta-se o esparguete e deixa-se cozinhar também

(muita atenção na escolha dos utensílios que usa para servir à mesa: há convidados muito esquisitos... :-p)

Em grupos pequenos, sugere-se alguma participação etílica, para estimular a conversa.


No final, no jogo das copas ganhei eu, desta vez! Da próxima tentamos uma espadinha ou uma sueca.

Por outros lados, o jgddcj não quis revelar, mas disse-me que costuma juntar natas no fim. Acho que nunca experimentei essa versão.

9 comments:

Unknown said...

mas nem sequer é segredo... a parte de tras do pacote de sopa de cebola diz tudo! agora, o truque que eu inventei ontem para os bifes de perú com bacon e salva, isso nao revelo... têm que vir cá refastelar-se com comida! biochimia, catarina, anyone! :D

Unknown said...

L minúsculo para litro? ok... temos 1l e 11... essa de bater nos srs profs ta demode... ja toda a gente sabe que somos melhores que eles!!!

eu mesma said...

ok..eu li "bifes de perú com bacon e SALIVA" no comment no jgddcj.... isto está mesmo mal..deve ser da fome. Mas é verdade, a ideia das natas vem nos pacotes...
Quanto ao facto de teres mudado os títulos acho muito bem... as gajas solteiras e boas (BOAS, BOAS!!!) raparigas como eu também precisam de aprender umas coisitas...

catarina said...

a catarina, entre duas assoadelas, agradece enternecida a consideracao. mas o que a catarina queria mesmo, mas assim mesmo mesmo, era um cozinheiro dotado lá para casa. a catarina nao é esquisita, e como tal nao se preocupa se ele é solteiro ou casado, desde que deixe o jantar prontinho e a cozinha arrumada e se ponha a andar antes que ela chegue a casa.

PS: a catarina pede desculpa pela falta de acentuacao e cês cedilhados, acontece que os teclados suecos nao sao muito dados a essas brincadeiras. em compensacao, a catarina diverte-se com os ös, ås e äs...

PS: jgddcj (porra, pá: nao queres mesmo escolher um username mais fácil?? mesmo mesmo??:)): convite aceite. presumo que as despesas de deslocacao estejam incluidas...
:D

Unknown said...

LOLOL! oh catarina, por quem és... fazemos assim: tu pagas a viagem :), o biochimia faz as compras :), eu cozinho... e a eu mesma manda os alka seltzer pelo correio!!!!!! pra ajudar a passar o empazinanço!!!
[mais simples do que jgddcj?! hum...]

Unknown said...

espera-se que este seja mais adequado aos teclados de pessoas que nao sabem o meu nome de cor... (nao tenho mais nada para fazer...)

feelipa said...

lembro-me bem de quando a guida fez essa receita em chelas e tu bebeste um vodkazitos a mais ... eheheh

teresa said...

hm.. será que conseguimes assegurar a propagação da estirpe do vírus da gripe?? é que senão não valeu a pena...

e mais uma coisa!! tecnicamente tu não ganhaste, porque o jogo só acaba quando alguém atinge os 100 pontos e isso não aconteceu.. ainda podia acontecer muita coisa!

biochimia said...

eu mesma:
Gajas, solteiras ou não, são sempre bem vindas. Quanto às boas (BOAS! Mesmo, mesmo, boas!! ;-) raparigas, essas... também são bem vindas!

catarina:
Até podia arranjar o jantar e com jeitinho até se punha o golfinho (ex-jgddcj, nunca sei qual dos Ds vem primeiro... ;-) a arrumar a cozinha, mas não me ia embora sem primeiro haver uma cartada... Para esses lados não se joga à "Sueca"? ;-)

feelipa:
Não recordo nenhum jantar específico :-( Seja como for, acho que já está na altura de reconquistarmos o castelo de Chelas para umas jantaradas à antiga!

teresa:
Acho que só há uma maneira de resolvermos essa questão :-p