2008-06-12

UK Can Now Hold People Without Charge For 42 Days

Cada vez mais, assusta-me o mundo em que vivemos.

A dita «guerra ao terrorismo» serve de desculpa para tudo. Um cheque em branco para os poderes superiores — seguramente, também dotados de superior sentido de magnanimidade, imparcialidade e justiça... Desenganem-se!

Assusta-me principalmente quando nos querem fazer crer que a desculpa é particularmente adequada sempre que se trata de violar direitos e garantias, digo, princípios e valores das sociedades em que vivemos. Areia nos olhos.

Essa «guerra» não é mais que uma mal disfarçada caça às bruxas.

Quem estiver para aí virado, que discuta o mérito ou ausência dele na notícia. Não a li, fiquei-me pelo resumo. Também não me interessa. É mais uma gota de água num copo que já transbordou.

O sentimento fica.

2 comments:

Unknown said...

hum hum... hum hum... hum hum... até parece que isso é novidade e não se faz, com outros nomes, em todo o lado... e ninguém se chateia com isso...

but now... would you charge falsely acused prisoners for b&b costs? or would u pay them for all the trouble??

esquece... os anglo-saxões e os outros derivados têm culturas mto originais...

margarrite said...

comentario 1
bem, de facto tambem nao li a dita noticia e o meu comentario sera apenas baseado no teu proprio.

posso dizer que partilho desse sentimento, que se percebi bem, é de alguma revolta pela falta de valores, pela falta de luta por uma moral (conjunta) e ética (individual) que nos garanta de facto os tais direitos há tanto proferidos. nao me refiro claro àquelas tabuas do outro senhor de barbas mas a uma coisa mais leve (em sentido literal) mas muito, muito mais importante, chamada constituicao dos direitos do Homem.

sei que o meu discurso esta possivelmente a descanbar do tema que propuseste mas seja como for acho q a discussao desta noticia pode calhar na discussao de uma outra que li. a do famoso Maio de 68, do que foi, do que nao foi, e sobretudo do que afinal nao se alcançou por muito que nesse pequeno espaço de tempo as ideias tenham sido lancadas. e que essas mesmas ideias estão agora, talvez, a precisar de ser novamente lançadas. porque senao nos mexermos parece que vamos ficar cobertos de um material que nos torna completamente inertes. que nao nos deixa mexer fisica e psicilogicamente.

por isso, é bom que haja o sentimento.

mas também é bom que haja a vontade para o gritar!!!!!!!

comentario 2
bem, se calhar devia ter me ficado pela ideia que lancaste .... aquela de que os ingleses talvez pela copia dos americanos que se pensam policias do mundo. que como tu dizes nos atiram areia para os olhos com todas a campanhas e iniciativas que visam combater o terrorismo mas que nao sao mais do que desculpas para chegar a outros fins muito menos nobres. e ate porque o problema é que muitos de nós somos muito novos para conhecer a verdadeira historia do nosso seculo no qual foram esses proprios povos que deram armas a esses outros a que chamamos terroristas. ou seja, que no fundo todo este problema de terrorismo foi desplotado por esses policias que nesta ou naquela altura da historia de outros paises, achando se no direito de intervir para, claro, defender os seus proprios interesses, deram armas, fomentaram lutas e odios.

e pronto ta dito

beijinhos
g(uida)

ps:desculpa la a falta de acentos