2006-12-29

Receitas da mamã

A receita de hoje é uma relíquia de família, resgatada do tempo imemorial em que a mamã escrevia as receitas pelo seu punho e letra. E á assim, sem permissão e sem escrúpulos, traduzida directamente por mim para um formato legível (!) e digital, que a partilho com todo o mundo e, porque não, também convosco. Mas não é que vocês mereçam, não é?! É que me resta a esperança de sobrar por aí alguma coisinha para eu provar :-D

Aqui há uns anos, a receita ou uma variação sobre ela — sim, porque isto de seguir receitas também não pode estar nos meus genes, não é?!... — foi um sucesso! A noite toda!... (Também foi essa a noite dum famoso bacalhau com natas, que ninguém provou mas que, ainda assim, ganhou fama internacional... Ai que ganhou! Já a sombra da bananeira me saberia melhor com um solinho quente, mas nos dias que correm é o que se arranja. ;-)

Foi experiência única. Depois dessa noite, a receita voltou para o cofre, onde o segredo permaneceu seguro... Bom, até hoje, claro!

Sangria
  • 2 garrafas de vinho tinto leve
  • 3 garrafas de água gasosa
  • 4 cálices de tríplice
  • 4 limões
  • 4 laranjas
  • 4 pêssegos
  • canela em pau
  • cubos de gelo
Pele os pêssegos e corte-os em quartos. Lave as laranjas e os limões e corte-os às rodelas finas (com as respectivas cascas).

Deite os frutos em jarros altos. Polvilhe com açúcar. Junte alguns paus de canela e regue com o vinho tinto e o tríplice.

Deixe macerar durante 2 horas.

Junte a água gasosa bem gelada e alguns cubos de gelo.
[uma coisa que eu nunca percebi, é aquele pessoal que compra tudo do mau e do pior e depois se admira do resultado... Há uma expressão em estrangeiro que me parece aqui apropriada:

Shit in, shit out.

É uma lei da termodinâmica. (A sério!) Não há forma de a contornar.]


Agora que olho para ela, acho que ficaria mesmo bem com uma pitada cenoura ralada... ;-)

[Psst! Mas olhem! Também não vão desperdiçar um bom Porto aqui, não é?! Esse sempre pode ser o acompanhamento ;-)]

Boas entradas a todos e um bom 2007!

12 comments:

Unknown said...

garrafas? mas que raio de medida de volume ou de capacidade é essa?!

catarina said...

LOL!
estou com o besugo.
garrafas, portanto.... tens um rigor científico estonteante:)
eu conheço 4 gajas que gostam muito de sair e ir beber sangria, e até acho que iam gostar muito se eu lhes fizesse esta "receitinha da mamã" - só que para elas é sem gelo, até o empregado do Capa Negra já sabe isso - mas vais ter que esclarecer esse mistério das "garrafas"... 1 L, 1.5 L?

Unknown said...

as amiguinhas da cat'rina / andaram de mao em mao / foram ter à sangria nova / ao bar do sr. joão // ao bar do sr. joão / à beira da garrafinha / minha mãe(?)mandou-me às compras / e eu parti a jarrinha // (com a terceira quadra não consegui fazer nada)

não tarda semos invadidos pela catrina e as 4 catrinetes (...)!!!

[pequeno momento cultural patrocinado pelo ... ]

catarina said...

LOL
/me desfaz-se a rir...
[grande poeta é o peixe!]

mas ouve: será a catrina e as TRÊS catrinetes

[ihihihih, isto soa tão bem... tenho que lhes dizer]

porque a catarina, quando falou em 4 gajas boas, estava-se a incluir na contagem.

[ai eu não tinha dito a parte do "boas"? esquecimento meu, peço desculpa.]

catarina said...

[mas mesmo boas, ha? gajas boas mesmo boas, sabes onde é que as há? mas mesmo boas, ha? assim gajas boas mesmo boas...]

Unknown said...

gajas boas? mesmo mesmo boas? mesmo daquelas muita boas? onde? quando? porquê? quer dizer... boas em quê?... a costurar? :D

[o original foi uma ideia para uma banda de covers chamada "iva e os ivettes".. não pegou...]

[ideia: vamos lá fazer um concurso de versões ao vivo disto]...

Ana said...

Bom Ano, primo!!!

eu mesma said...

Bom ano! (ainda vou a tempo...)

teresa said...

que tal experimentarmos esta receita este fim-de-semana em tua casa?? ;)

eu mesma said...

e que tal um novo post?

pauloabx said...

o blog voltou ao ritmo normal:P
http://www.theonion.com/content/node/40076
aqui fica um plano maléfico como ideia

Unknown said...

ui... se o apanham a falar sobre isso ele nunca mais se cala e ainda faz logo um programa para catalogar a informação inútil!... deve ter voltado à caverna onde hiberna, é o que é...